Criada principalmente para crianças, a série de desenhos animados “My Little Pony: Friendship is Magic” teve sua classificação alterada para 18+ no banco de dados de filmes Kinopoisk, que pertence ao mecanismo de busca e portal Yandex, na Rússia. Embora o motivo exato da decisão não tenha sido esclarecido, há especulações de que ela poderia ser atribuída a um dos personagens da série, Rainbow Dash, que tem cauda e crina da cor do arco-íris.
Em Novembro, o Supremo Tribunal da Rússia declarou o ativismo LGBTQ+ ilegal, numa repressão contínua à comunidade queer. A medida classifica como “extremistas” o que chama de “movimento LGBT público internacional”, com um pedido apresentado pelo Ministério da Justiça do país sem definir o que este termo realmente significa. Especialistas jurídicos da organização de direitos humanos Department One sugeriram que o ativismo LGBTQ+ será oficialmente banido a partir de 10 de janeiro.
O tribunal argumentou que as minorias identificaram “sinais e manifestações” de pessoas LGBTQ+, que alegou representarem parte do movimento, de “natureza extremista” que incluía um suposto “incitamento à discórdia social e religiosa”. Ainda não existem provas destas alegações, mas a decisão poderá deixar todos os cidadãos russos que se identificam como LGBTQ+ em risco de prisão se forem considerados parte do “movimento”.
O advogado de direitos humanos e ativista LGBTQ+ Max Olenichev disse à Associated Press: “na prática, pode acontecer que as autoridades russas, com esta decisão judicial em mãos, a apliquem contra iniciativas LGBT+ que funcionam na Rússia”. A repressão da Rússia aos direitos LGBTQ+ continuou inabalável durante vários anos, com o Presidente Vladimir Putin a introduzir uma longa linha de legislação homofóbica.
Em 2013, o país adotou uma lei que censurava o que chamava de “propaganda gay”, com uma definição vaga emitida relativamente a conteúdos que endossavam “relações sexuais não tradicionais” comercializadas para crianças. Desde então, esta lei foi ampliada com alterações que proibiram o casamento igualitário e proibiram cuidados de saúde que afirmem o gênero para pessoas trans.
Fonte.https://pheeno.com.br/