Diferentemente do que foi disseminado ao longo dos anos, a técnica de aplicação de perfume atrás das orelhas, na nuca, nos pulsos, entre as mamas, atrás dos joelhos – áreas consideradas mais quentes do corpo –, não faz com que a fragrância dure mais tempo na pele.
Pelo contrário. A dermatologista Carolina Marçon, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica, que para manter o cheiro do seu perfume favorito por um longo período na pele, é necessário aplicá-lo nas áreas mais frias do corpo, para que não haja uma evaporação tão rápida da essência.
A aplicação do perfume nessas localizações mais quentes faz com que ele evapore mais, porque tem um aquecimento a mais ali. Ele fica mais intenso à sensação olfativa, mas dura menos tempo" , afirma.
A profissional, então, indica passar os perfumes em outras partes do corpo para ter uma experiência completa:
"O ideal é aplicar nessas áreas quentes para exalar o aroma, mas também passar nas áreas frias, por exemplo, no colo, na parte de fora dos braços, na roupa ou fazer uma nuvem no ar com a borrifada próxima ao corpo. Assim, o perfume evapora em menor quantidade e dura mais tempo", completa.
Carolina destaca a importância de adquirir o hábito de aplicar as essências na pele de forma diferente para cada tipo de aroma, pois a concentração de óleos essenciais, óleos aromáticos e notas de base no perfume variam de produto para produto, e são elas que ajudam na fixação.
Existem perfumes, águas de perfumes, águas de toilette, águas de colônias. A água de colônia e o body splash, por exemplo, são os que têm concentração menor de óleos aromáticos. Então, eles também duram menos tempo na pele.
"Sendo assim, o ideal para manter o cheiro durante todo o dia é reaplicá-lo. Aplique pela manhã, dê uma reaplicada na hora do almoço e depois, no fim da tarde, para durar o dia todo. E fazendo a alternância entre as áreas quentes e as áreas frias", diz.
A dermatologista afirma que é fundamental estar com a pele hidratada para o perfume performar melhor ao longo do dia.
"A pele tem uma camada de proteção, que impede a perda transepidérmica de água. Então, os aromas do perfume penetram na pele e, quando ela está com a barreira íntegra, a fixação é muito maior", conta.
"Para a hidratação da pele, o mais recomendado é usar um hidratante perfumado com a mesma fragrância do seu perfume ou o uso de um hidratante sem fragrância, sendo que, na primeira opção, a fixação será ainda maior", completa Joana Miranda, chefe de desenvolvimento global de fragrâncias para Natura e Avon.
No verão, a tendência é que o perfume dure menos, porque o corpo está com o metabolismo mais acelerado, maior temperatura externa e isso faz com que haja uma vasodilatação periférica na pele e uma tendência ao cheiro durar menos, segundo a dermatologista.