No último sábado (23) uma mulher foi vítima de agressão após ser confundida com uma pessoa trans no restaurante Guaiamum Gigante. Segundo a vítima, o restaurante ajudou o agressor a fugir do estabelecimento, que fica no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife, ela relata que um homem desconhecido a abordou na saída do banheiro feminino e perguntou se ela era um homem ou uma mulher.
A briga começou porque ela questionou o motivo da pergunta e, irritado, o homem teria dado um soco no rosto dela acreditando se tratar de uma mulher trans. Ainda segundo a vítima da agressão, os clientes que presenciaram o ocorrido tentaram manter o homem no local até a chegada da polícia para registrar o flagrante, mas os funcionários do restaurante Guaiamum Gigante, incluindo o gerente, teriam facilitado a fuga do agressor.
“O Guaiamum Gigante fez rigorosamente nada para me acolher. […] E inclusive, em contato com um amigo que estava na mesa comigo, um dos funcionários disse ‘ah, mas o menininho foi ao banheiro’ me tratando com desdém, me tratando com ironia”, declarou a vítima ao portal G1 que procurou o restaurante sendo informado o restaurante não poderia “segurar um homem fora de si até a polícia chegar por motivos de proteger as pessoas no local”.
Na internet, vários vídeos do ocorrido circulam a fim de identificar o agressor que até agora não foi preso, tampouco identificado. A mulher de 32 anos prestou queixa por agressão, o restaurante informou que é contra toda forma de discriminação e violência e que se solidariza com a vítima.