Um levantamento da Genial/Quaest divulgado no último sábado (23/12) indicou que 55% da população brasileira é contrária à exibição de um beijo entre dois homens em novelas da TV aberta. A discussão cresceu após a novela “Terra e Paixão“, da TV Globo, exibir uma cena de beijo entre os personagens Ramiro (Amaury Lorenzo) e Kelvin (Diego Martins).
De acordo com o estudo, apenas 32% dos entrevistados responderam que são favoráveis à exibição de beijos entre homossexuais nas novelas. Outros 13% não souberam ou não responderam. As últimas novelas da emissora a exibirem um beijo gay haviam sido “Vai na Fé” (2023), das 19 horas, e o remake de “Pantanal” (2022), às 21 horas. Ambas as cenas tiveram apenas um “selinho” e duraram menos de cinco segundos.
“O conservadorismo na sociedade é evidente na pesquisa. Mas chama atenção a postura social no caso do aborto. Embora 2/3 sejam contra, quase 85% não acham que quem decidir fazer um aborto deveria ser punido com a prisão. É a primeira pesquisa a mostrar essa postura anti-punitivista neste caso“, comentou o diretor do instituto, Felipe Nunes, no X.