A Comarca de Açailândia foi incluída entre as boas práticas que concorreram ao Prêmio Innovare 2023, na categoria, “juiz”, com o Projeto “Quero ser assim…”, realizado pelo juiz da 2ª Vara de Família, Alessandro Arrais Pereira, junto à rede pública municipal de ensino de Açailândia, com apoio da Prefeitura Municipal e da OAB local.
O projeto incentiva a profissionalização de adolescentes, o fortalecimento do exercício da cidadania e o combate a evasão escolar, afastando o risco de envolvimento em atos infracionais. Com essa prática, o juiz busca cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, que assegura ser dever da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à educação e profissionalização, dentre outros.
Por meio de palestras e visitas guiadas a instituições e empresas os jovens com idade entre 12 e 15 anos, são apresentados aos profissionais da segurança pública, saúde, agronegócio, mundo empresarial, cultura e esportes, dentre outros. Nesse contato, os estudantes conhecem sobre o modo de ser, de viver e de trabalhar dos profissionais.
A palestra inaugural do projeto foi realizada no dia 22 de março de 2023, na Escola Municipal Aulídia Gonçalves, no Bairro Vila Ildemar. Segundo o juiz Arraes, a ideia nasceu diante da necessidade de combate ao esvaziamento dos bancos escolares, por meio do reforço positivo ao estudo e profissionalização dos jovens. Desde então, foram realizadas reuniões com a equipe do Município e foram realizadas visitas guiadas nas empresas e palestras nas escolas.
ADESÃO DE ESCOLAS
A iniciativa contou com a adesão de escolas da rede de ensino e de diversos segmentos da sociedade civil, que apoiaram as ações educativas. “Há relato de que os alunos se encontram motivados, após o contato direto com palestras e visitas guiadas, demonstrando interesse na continuidade dos estudos diante de um novo mundo profissional apresentado”, informou o juiz.
O juiz Alessandro Arrais disse esperar que os adolescentes possam se espelhar na história de vida pessoal e profissional de cada adolescente.
“Tivemos bons resultados em menos de um ano de execução do projeto, como a diminuição da evasão escolar nas escolas onde foi realizado, em parceria com ações da Secretaria Municipal de Educação, e, agora, com a inserção do projeto no banco de boas práticas do Prêmio Innovare, marco significativo na área da infância, na Comarca de Açailândia, que pode ser replicado por outras unidades judiciais".
O projeto terá continuidade este ano, com a parceria de profissionais da área da cultura e a previsão da coordenação é de que seja apresentado no Teatro Municipal no mês de fevereiro.
TJ/MA