(99)99201-6907

NO AR

AÇAÍ VIP

acaivip.com.br

Brasil

AÇAILÂNDIA: PROJETO QUERO SER ASSIM... INCENTIVA PROFISSIONALIZAÇÃO ENTRE JOVENS DO MUNICIPIO

Publicada em 27/01/24 às 10:37h - 50 visualizações

por AÇAÍ VIP


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: AÇAÍ VIP)



AÇAILÂNDIA: PROJETO QUERO SER ASSIM... INCENTIVA PROFISSIONALIZAÇÃO ENTRE JOVENS DO MUNICIPIO.


A Comarca de Açailândia foi incluída entre as boas práticas que concorreram ao Prêmio Innovare 2023, na categoria, “juiz”, com o Projeto “Quero ser assim…”, realizado pelo juiz da 2ª Vara de Família, Alessandro Arrais Pereira, junto à rede pública municipal de ensino de Açailândia, com apoio da Prefeitura Municipal e da OAB local.

O projeto incentiva a profissionalização de adolescentes, o fortalecimento do exercício da cidadania e o combate a evasão escolar, afastando o risco de envolvimento em atos infracionais. Com essa prática, o juiz busca cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, que assegura ser dever da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à educação e profissionalização, dentre outros.

Por meio de palestras e visitas guiadas a instituições e empresas os jovens com idade entre 12 e 15 anos, são apresentados aos profissionais da segurança pública, saúde, agronegócio, mundo empresarial, cultura e esportes, dentre outros.  Nesse contato, os estudantes conhecem sobre o modo de ser, de viver e de trabalhar dos profissionais.

A palestra inaugural do projeto foi realizada no dia 22 de março de 2023, na Escola Municipal Aulídia Gonçalves, no Bairro Vila Ildemar. Segundo o juiz Arraes, a ideia nasceu diante da necessidade de combate ao esvaziamento dos bancos escolares, por meio do reforço positivo ao estudo e profissionalização dos jovens. Desde então, foram realizadas reuniões com a equipe do Município e foram realizadas visitas guiadas nas empresas e palestras nas escolas.

ADESÃO DE ESCOLAS

A iniciativa contou com a adesão de escolas da rede de ensino e de diversos segmentos da sociedade civil, que apoiaram as ações educativas. “Há relato de que os alunos se encontram motivados, após o contato direto com palestras e visitas guiadas, demonstrando interesse na continuidade dos estudos diante de um novo mundo profissional apresentado”, informou o juiz.

O juiz Alessandro Arrais disse esperar que os adolescentes possam se espelhar na história de vida pessoal e profissional de cada adolescente.

“Tivemos bons resultados em menos de um ano de execução do projeto, como a diminuição da evasão escolar nas escolas onde foi realizado, em parceria com ações da Secretaria Municipal de Educação, e, agora, com a inserção do projeto no banco de boas práticas do Prêmio Innovare, marco significativo na área da infância, na Comarca de Açailândia, que pode ser replicado por outras unidades judiciais".

O projeto terá continuidade este ano, com a parceria de profissionais da área da cultura e  a previsão da coordenação é de que seja apresentado no Teatro Municipal no mês de fevereiro.

 TJ/MA




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Oque achou do novo portal?

 Bom
 Muito Bom
 Ótimo
 Top







LIGUE E PARTICIPE

0(99)99201-6907

Visitas: 2583689
Usuários Online: 1074
Copyright (c) 2024 - AÇAÍ VIP - 「Conceito - Um Novo Jeito de Fazer Marketing」
Converse conosco pelo Whatsapp!