A contínua repressão da Rússia contra a comunidade LGBTQIA+ mais uma vez ganhou as manchetes internacionais depois que duas TikTokers foram aparentemente forçadas a pedir desculpas públicas após se beijarem em um vídeo.
O vídeo original em questão mostrava Vlada Alchaeva dando flores e um anel para sua amiga Vika em um restaurante, enquanto outra pessoa filmava a interação. As duas então se beijaram e um bolo foi levado a mesa das duas. De acordo com o The Sun, Alchaeva postou a gravação no TikTok e no Instagram stories e, depois que ganhou atenção, as duas mulheres foram levadas para interrogatório pela polícia.
As filmagens subsequentes mostraram alguém identificado nas legendas como um policial perguntando a Vika se ela percebeu que o beijo poderia ser visto por menores e “poderia ter prejudicado sua psique”, antes de exigir saber se ela beija mulheres com frequência. “Não não não! Foi só uma piada”, respondeu ela. “Eu sinto muito. Só agora estou começando a perceber o que fizemos. E eu entendo que não deveríamos ter feito isso”.
Um vídeo final supostamente mostra Alchaeva, com o rosto desfocado, falando diretamente para a câmera, dizendo: “Começamos a filmar quando estávamos nos beijando e estou pedindo a ela em casamento, lamentamos muito e não faremos isso novamente“. De acordo com o New York Post , as mulheres foram multadas coletivamente em mais de US$ 3.000 em relação ao vídeo.