Em menos de dois anos, dois professores foram assassinados em Açailândia.
Primeiro caso
Em 10 de agosto de 2022, o professor de Libras Neylson Oliveira da Silva foi assassinado durante assalto, seu corpo foi jogado em uma área de matagal no bairro Laranjeiras.
Os envolvidos no crime foram presos dias depois, todos eles foram condenados a mais de 30 anos de prisão.
Neilson, era natural de São Luís-MA, veio morar em Açailândia, após passar e ser convocado em concurso público, o mesmo morava no Colinas Park.
Segundo caso
No último sábado 09, o professor de Libras Ailton Lima, de 33 de anos de idade, foi assassinado por dois indivíduos, sendo um deles, menor de idade.
Uma ação rápida das polícias militar e civil, conseguiu localizar um dos envolvidos e apreender. O mesmo é menor de idade e estava na casa de um familiar ainda de posse das roupas sujas de sangue utilizadas na prática do crime.
Vale lembrar que os dois educadores trabalhavam com linguagem de Libras, e em nenhum dos casos, os crimes não tiveram relação pelo fato das vítimas serem professor. Os dois casos estão relacionados a latrocínio (roubo seguido de morte).
Terceiro caso
Em 01 de novembro de 2017, uma tentativa de assalto terminou com um professor do estado assassinado, a vítima foi identificada como Ruimar Silva de Almeida, de 39 anos, ele reagiu a uma tentativa de assalto enquanto aguardava em uma fila de um correspondente bancário no Centro de Açailândia.
Em 2020, um dos acusados no assassinato de Ruimar, foi preso em Teresina Piaui.
Portal do Carlos Cristiano.