Desde novembro de 2022, invasores e a empresa SUZANO, brigam pela fazenda Santa Cruz, localizada na zona rural do município de Açailândia. Durante o conflito pela terra já ocorreram prisões, diversas pessoas feridas (baleadas), inclusive policiais, e algumas decisões judiciais.
Em mais uma decisão judicial, coloca em conflito forças policiais e invasores durante reintegração de posse de terra.
A Polícia Militar realizou na última sexta-feira 16, a reintegração de posse da fazenda na fazenda Santa Cruz, localizada na zona rural de Açailândia, na região do 50 Bis.
A Santa Cruz, localizada na região conhecida como 50 Bis, próxima ao município de Açailândia, no sul do estado do Maranhão. A operação mobilizou um grande contingente de homens de vários grupamentos da polícia militar e atendeu a uma determinação do desembargador Antônio José Vieira Filho, da primeira vara agrária do estado.
A empresa SUZANO Papel e Celulose, reivindica a propriedade das terras, localizada na fazenda Santa Cruz, no município de Açailândia. Cerca de 700 famílias estão ocupando a área reivindicada.
A a judicial que garante a reintegração, também estabeleceu que os invasores devem se abster de praticar qualquer ato que possa dificultar, impedir, obstaculizar, turbar, esbulhar ou molestar a posse da empresa sobre a fazenda Santa Cruz. Caso descumpram essa determinação, estarão sujeitos a uma multa diária no valor de R$ 200,00 por cada invasor, limitada a R$ 100.000,00.