Dados foram registrados pela PRF na Semana Santa.
O número de motoristas autuados por dirigir sob influência de álcool cresceu 180% durante o feriado prolongado da Semana Santa de 2024, de quinta-feira (28) a domingo (31), na comparação com a Páscoa do ano passado. Ao todo, 56 motoristas foram multados em rodovias federais que cortam o Maranhão.
Os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram divulgados nesta segunda-feira (1º). Durante a operação, a corporação registrou oito acidentes em todo o território maranhense. O número é 55% menor que o registrado em 2023, quando houve 18 casos.
Apesar da redução no número de acidentes, houve o aumento de 200% na quantidade de óbitos em comparação ao registrado durante operação semana santa de 2023. Os dois acidentes foram registrados na BR-226, em Timon/MA.
O primeiro ocorreu no final da tarde de quinta (28). Uma colisão transversal entre uma motocicleta e uma van foi causada após um acesso irregular, de acordo com as informações preliminares. O motociclista veio a óbito no local.
O segundo foi registrado na madrugada de domingo (31). Uma colisão frontal entre uma moto e um carro de passeio. O condutor da moto veio a óbito no local. Segundo a PRF, os levantamentos preliminares apontaram possível ingestão de álcool por um dos motoristas.
Outras infrações
Por outro lado, cresceu em 50% o total de ultrapassagens indevidas. Segundo a PRF, foram 205 autuações dessa manobra que “é responsável por boa parte das colisões que resultam em mortes”.
Neste ano, a maior parte dos excessos de velocidade foram registrados na BR-402, acesso aos Lençóis Maranhenses: mais de 400 casos.
Também houve uma alta considerável no número de motoristas multados por excesso de velocidade. Foram 654 flagrantes, que representam um aumento de 560%. Em 2023 tinham sido registrados apenas 99 casos no mesmo período.
Além disso, 85 motoristas e passageiros foram autuados porque não usavam o cinto de segurança durante a viagem. O número de notificações é 49% maior do que o registrado em 2023.
No ranking das infrações, houve aumento em relação ao uso do capacete. De quinta a domingo, 145 ocupantes de motocicletas foram multados por trafegar sem o acessório – o número é 98% maior do que o registrado em 2023, quando houve 73 registros.
Combate ao crime
Durante a Operação Semana Santa, a PRF também tirou de circulação mais de 300 quilos de maconha. Também houve a apreensão de 42 metros cúbicos de madeira ilegal, de uma arma de fogo com 30 munições, de três simulacros de arma de fogo e mais de 530 comprimidos de anfetaminas (rebites), em Bela Vista/MA, na sexta (29), tudo encontrado na posse de um caminhoneiro abordado na BR-316.
Fonte: difusoranews.com