As fortes chuvas estão causando consequências em vários municípios maranhenses. De acordo com informações da Defesa Civil do Maranhão, 15 municípios já decretaram situação de emergência, 692 famílias estão desabrigadas e 1.716 desalojadas.
Alguns locais estão registrando alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. Nesse cenário de grande incidência de ventanias, muita chuva e descargas atmosféricas (raios e trovões), a Equatorial Maranhão alerta que é preciso ter atenção redobrada com a energia elétrica e ter sempre muito cuidado.
“Acidentes com eletricidade no período chuvoso, muitas vezes, são fatais, pois chuva e energia elétrica formam uma combinação perigosa e os cuidados devem ser redobrados nesta época, seja em casa ou na rua”, alertou Gabriel Vieira, Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão. O especialista informa ainda algumas medidas de segurança para evitar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e quebra de postes.
Vale ressaltar que nessas situações, os órgãos competentes realizam avaliação técnica em áreas alagadas, e quando necessário acionam a Distribuidora para desligar a energia com o propósito de evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. E assim que esse nível de água baixar, a Distribuidora realiza a religação com segurança para todos.
A Equatorial orienta que, em situações de acidentes envolvendo a rede de energia elétrica, a população jamais deve tocar em vítimas de choque elétrico e deve ligar imediatamente para a Central 116, Samu, no 192, e Corpo de Bombeiros, no 193.
Por Alice Caroline