Na manhã desta terça-feira 16, aconteceu no auditório da Polícia Militar de Açailândia a passagem de comando da Patrulha Maria da Penha no município.
A PMP que desde a sua inauguração em setembro de 2021, era comandada pelo Tenente Patrício de Souza Braga, agora será comandada pelo Major Gilvan Sousa dos Anjos.
Além da solenidade de troca de comando, os policiais militares que fazem parte do quadro de efetivo da Patrulha Maria da Penha, participaram de uma palestra de requalificação e treinamento, realizada pelo Tenente Patrício, juntamente com a Soldado Suzany Mariane Alves, do 14° BPM, de Imperatriz.
O Tenente Patrício, que agora atua na Patrulha Maria da Penha de Imperatriz, desejou ao novo comandante um bom trabalho nessa nova área de atuação. Em agradecimento, o novo comandante, Major Gilvan, se comprometeu em dar continuidade nas atividades que já estavam sendo realizadas. "Vamos focar nos acompanhamentos preventivos e periódicos e garantir um melhor atendimento e maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, além de buscar sempre qualificar os nossos policiais", ressaltou.
Major Robert Oliveira Lima, destaca a importância da Patrulha Maria da Penha no trabalho da polícia militar no município, “hoje cerca de 80% das ocorrências policiais envolvem agressões a mulheres”, disse o major.
Por esse motivo, o 26º BPM tem uma equipe exclusiva para atender e acompanhar mulheres vítimas de agressões.
Em Açailândia, a Patrulha Maria da Penha funciona com uma sede operacional no Bairro Jardim Aulidia, e uma sede administrativa do Centro de Referência de Apoio à Mulher - CRAM.