AÇAILÂNDIA - “A UPA VETERINÁRIA - UPA VET significa um salto para a assistência da saúde animal. Hoje, existem pouquíssimas clínicas particulares que atendem em sistema de plantão, sem falar que o atendimento boa parte é caro e oneroso, sendo que os proprietários de animais domésticos que possuem baixa renda não tem acesso a tais serviços.
Com a instalação da UPA-VET no município de Açailândia, os animais terão uma assistencialização prática e rápida.
Animais domésticos e não domésticos que precisam de cirurgia com caráter emergencial, tais como atropelados, com fraturas expostas e não expostas, mutilados, que ingeriram objetos e fêmeas com dificuldade no parto, poderão ser atendidos no centro cirúrgico de emergência da UPA-VET”. Destacou o parlamentar.
A problemática dos animais, além de tratar-se de questão humanitária, é questão de saúde pública e meio ambiente. Dessa forma, por unanimidade a câmara de vereadores aprovou e ressaltou a necessidade da implantação do Serviço do Hospital Veterinário Público no âmbito do município de Açailândia.
Garantindo, com plenitude, o atendimento veterinário e demais procedimentos principalmente para os animais da população carente e de baixa renda, o projeto comtemplará também os animais abandonados, que passarão a ter uma assistência médica mais detalhada e que possibilitará a própria UPA encaminhar para adoção mediante estudo prévio do interessado.
Agora o projeto segue para o executivo, onde passará pela sanção do prefeito, Aluísio Sousa.