Em razão da grande calamidade causada pelas fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul (RS), onde a população vem sofrendo as consequências deixadas pelas enchentes, como a falta de alimentos básicos, o presidente licenciado do Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia, Paulo Lira, sugeriu o envio de 50 cabeças de gado para a capital gaúcha, Porto Alegre (RS), com o objetivo de tentar garantir segurança alimentar para os desabrigados.
Apesar dos desafios logísticos, os dirigentes do SINPRA estão fazendo as avaliações para garantir o envio de uma carreta com o gado em segurança de Açailândia (MA) para Porto Alegre (RS).
Vale destacar que os pecuaristas de Açailândia têm expertise nacional no transporte de gado vivo, tanto que operações exitosas já foram feitas anteriormente, levando animais para o Pará, Tocantins, São Paulo e até mesmo para o mercado exterior.
Açailândia é uma das 10 maiores cidades do Maranhão, com mais de 111 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE. Possui uma economia pujante, tanto que a Aged/MA aponta o município como tendo o maior rebanho de gado do estado, com cerca de 500 mil cabeças.
Entretanto, existe uma grande força econômica através da exportação de ferro-gusa gerada por cinco indústrias siderúrgicas instaladas no distrito industrial do Pequiá, além de uma aciaria, que se constitui no maior polo cruzeiro do Norte e Nordeste do País. Possui ainda um polo de distribuição de combustível, uma fábrica de cimento e o segundo maior entreposto da Vale no Maranhão. Por este motivo, o município tornou-se o terceiro maior arrecadador de ICMS entre os 217 municípios maranhenses.