Influenciador rural gay Jorge Santos fala sobre viver com HIV: ‘Tive que engolir muitas palavras’.
Jorge fala sobre como foi a descoberta do HIV e conta que usa as redes sociais para conscientizar seus seguidores
No início de 2024, o influenciador digital e produtor rural Jorge Santos, 34 anos, descobriu algo que transformou sua vida completamente. Após apresentar alguns sintomas persistentes e procurar o serviço de saúde da cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, Jorge recebeu o diagnóstico de HIV. “Fui à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e me encaminharam para o CTA, fiz teste rápido onde o resultado saiu em 15 minutos. Tive que fazer o teste duas vezes, para ter a certeza de que o primeiro não estava errado. Enfim, o diagnóstico veio após consultas com o infectologista’’, conta Jorge em trecho retirado do Jornal Folha Regional.
Diante do diagnóstico, o influencer, conhecido entre os internautas como “AgroGay”, contou que falar sobre o assunto foi muito difícil e exigiu dele muita coragem, sobretudo quando precisou contar à sua mãe, que já havia perdido uma irmã para a doença. “Tive que engolir muitas palavras, pois eu não tinha coragem e nem palavras para expressar os ‘trens’“, conta. Jorge diz que, apesar de ter explicado à mãe que hoje há tratamento mais efetivos no controle do vírus, ela ainda teme que o filho possa “[…] bater as botas a qualquer momento por conta disso.”
Pelo fato de residir na zona rural, Jorge precisa se deslocar cerca de 60 quilômetros, até Uberaba, para realizar o acompanhamento médico mensalmente. Além disso, ele consome dois medicamentos diariamente para evitar que o vírus se espalhe em seu organismo. Em suas redes sociais, o influenciador fala abertamente sobre viver com o HIV e, além de contar detalhes de sua descoberta, responde às dúvidas enviadas pelos seguidores através das caixas de perguntas.