A junina alcança definitivamente a posição de maior quadrilha, em resultados, do Estado do Maranhão.
Na noite do último sábado (22), a junina Flor de Mandacaru da cidade de Açailândia-MA se apresentou no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães em Recife (PE), no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, representando o Estado do Maranhão no concurso regional.
Apresentando o tema "Terra vida e esperança", espetáculo fala sobre a luta dos pequenos produtores rurais em busca de suas terras e o direito de poder plantar e colher seus alimentos com dignidade. A quadrilha açailandense levou emoção e muita alegria ao tablado pernambucano, transmitindo ainda a mensagem do uso indevido dos venenos agrícolas nas grandes plantações.
Após trinta e nove horas de viagem e percorrer mais de 1800 km. A junina foi a última das dez participantes a se apresentar no Geraldão.
A Maior do Estado
A Flor de Mandacaru continuou fazendo história levando nossa identidade como quadrilha maranhense alcançando a 4° colocação na competição.
No ano de 2023 com o tema Bumba amor e liberdade a junina tinha conseguido a segunda colocação, algo inédito na história do Maranhão.
Com o feito deste ano, a Flor ficou entre as quatro melhores juninas do nordeste e se manteve como a junina maranhense com os melhores resultados nas grandes competições nacionais: 3° no Nordestão (2016), 1° lugar no Arraiá Brasil (2019), 1° lugar no Concurso Nacional (2023), 2° no Globo Nordeste (2023).
Para a Coordenadora Geral da junina, Iolanda Nogueira, o grupo cumpriu sua missão e voltou para casa felizes com o resultado do trabalho. "Suportar toda essa logística de transporte e alimentação para mais de 170 pessoas nunca é fácil. Mas ver o resultado final, dentro do tablado, justifica todo o esforço. Nós fizemos história mais uma vez com a Junina Flor de Mandacaru, estamos felizes e realizados", ressalta a coordenadora.
Com a realização do Governo Federal através da Lei Rouanet, o espetáculo da Junina Flor de Mandacaru em 2024 conta com o patrocínio das empresas: Suzano Papel & Celulose, CCR Aeroportos e Instituto CCR, Banco do Nordeste e AVB - Aço Verde do Brasil.
ASCOMFM.