(99)99201-6907

NO AR

AÇAÍ VIP

acaivip.com.br

Brasil

AGOSTO LILÁS: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Publicada em 09/08/24 às 09:53h - 44 visualizações

por AÇAÍ VIP


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: AÇAÍ VIP)


SE VOCÊ VAI CONSTRUIR OU REFORMAR, A COMACO É O LUGAR CERTO PRA VOCÊ ECONOMIZAR

🧱💡🔌Tudo que você precisa do básico ao acabamento!  ✅Venha conferir
📱 Telefone (99) 3538-7088

@comacomateriaisparaconstrucao


Avenida Bernardo Sayão .1750. Praça do mercado.


AGOSTO LILÁS: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES.


Apesar de existir a Lei Maria da Penha, ela não tem efeito se não for aplicada, ressalta a coordenadora do Fórum Maranhense de Mulheres.

O mês de agosto é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. No Maranhão, somente neste ano, entre janeiro e julho, 35 mulheres foram vítimas de feminicídio.

Segundo dados do Anuário de Segurança Pública de 2022, 69 mulheres foram vítimas de feminicídio no Maranhão. Em 2023, a violência contra a mulher fez 50 vítimas.

Um caso de feminicídio que chocou a população foi o da jovem Ana Caroline Sousa Campelo, de 21 anos. Ela foi assassinada com crueldade. Após sete meses de investigação, a primeira audiência do suspeito do crime ocorreu nesta terça-feira (30).

A jovem era lésbica, e essa é apontada como a motivação do crime, que aconteceu em dezembro de 2023 na cidade de Maranhãozinho. O homem identificado como Elizeu Carvalho de Castro, de 32 anos, é o principal suspeito de cometer o feminicídio.

Para haver diminuição da violência, é preciso analisar se os mecanismos de suporte para as mulheres estão sendo usados integralmente, aponta a coordenadora do Fórum Maranhense de Mulheres, Neuzeli Almeida.

“Os crimes de violência contra a mulher aumentaram neste ano. Precisamos pensar se essa rede está funcionando; ou seja, existem as políticas públicas e mecanismos de suporte que podem contribuir para amenizar esses casos. No entanto, temos que perceber e analisar se esses mecanismos estão sendo usados integralmente,” esclarece.

Apesar de existir a Lei Maria da Penha, ela não tem efeito se não for aplicada, ressalta Neuzeli.

“Não adianta, por exemplo, termos a melhor lei do mundo, que é a Lei Maria da Penha, que completa 18 anos no dia 7 de agosto, se nós não conseguirmos dar uma real aplicabilidade,” explica.

No Maranhão, as mulheres podem acionar os serviços do 190 para casos graves de violência, a Patrulha Maria da Penha e o aplicativo Salve Maria Maranhão, explica a Coordenadora das Delegacias da Mulher do Maranhão, Kazumi Tanaka.

“Elas podem usar o 190 caso seja algo grave que esteja acontecendo naquele momento, também podem usar o aplicativo Salve Maria Maranhão, específico para mulheres que vivem em situação de violência. Podem ligar também para a Patrulha Maria da Penha, caso tenham medidas protetivas. Há ainda a Casa da Mulher Brasileira, que funciona à noite, nos finais de semana e feriados,” esclarece.

As mulheres devem estar atentas aos pequenos sinais de controle excessivo nas relações, ressalta a delegada.

“Essa questão de dar satisfação o tempo todo do que está fazendo, com quem mantém relações de amizade, com quem está falando no WhatsApp, porque está indo a tal lugar, tudo isso não é carinho, não é afeto, não é cuidado; isso já demonstra um sinal de controle e domínio sobre a vida daquela mulher,” explica.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Oque achou do novo portal?

 Bom
 Muito Bom
 Ótimo
 Top







LIGUE E PARTICIPE

0(99)99201-6907

Visitas: 2581472
Usuários Online: 607
Copyright (c) 2024 - AÇAÍ VIP - 「Conceito - Um Novo Jeito de Fazer Marketing」
Converse conosco pelo Whatsapp!