Um tweet recente do usuário @dipironer no X (antigo Twitter) provocou intensa discussão sobre a falta de informação a respeito do HIV entre heterossexuais. O usuário lamentou a desinformação generalizada ao abordar o assunto entre colegas, destacando que muitos desconhecem termos básicos como PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição), além de confundirem HIV com AIDS.
“Falei sobre HIV com os héteros do trabalho… Meu Deus quanta desinformação, não sabem o que é prep/pep, não sabem o que é ser indetectável, chamam HIV de AIDS”, lamentou o internauta. Identificado apenas como Diego, ele também criticou a expectativa de que indivíduos HIV positivos revelem sua sorologia, enfatizando que isso não deveria ser uma obrigação. “Eles ainda acham o cúmulo alguém não revelar a sua sorologia dizendo que é uma obrigação da pessoa contar”, ressalta.
“Eduquem seus amigos próximos pessoal, infelizmente é papel de quem sabe ajudar a quebrar estigmas, hoje uma pessoa vivendo com HIV tem uma vida normal, o que não é normal é a pessoa nos dias de hoje continuar sofrendo discriminação por falta de informação e preconceito”, pontuou Diego em outro tweet.
A publicação gerou uma resposta mista nas redes sociais, com alguns usuários concordando com o internauta e destacando a importância da educação e da conscientização sobre o HIV, enquanto outros discordaram do que foi dito por Diego. Fato é que este episódio ressalta a necessidade contínua de educação sobre o HIV/AIDS e a importância de combater o estigma associado ao vírus.
Eduquem seus amigos próximos pessoal, infelizmente é papel de quem sabe ajudar a quebrar estigmas, hoje uma pessoa vivendo com HIV tem uma vida normal, o que não é normal é a pessoa nos dias de hoje continuar sofrendo discriminação por falta de informação e preconceito!