Mais um passo importante na facilitação da prevenção combinada ao HIV e na expansão do acesso à PrEP
Continuando com as postagens do dezembro vermelho, olha essa novidade: você sabia que agora pode retirar sua medicação para PrEP a cada 6 meses?
Anteriormente, o tempo máximo para dispensação da PrEP era para 120 dias (4 meses). Mas, como estratégia de aumentar a adesão à profilaxia, o Ministério da Saúde decidiu viabilizar a dispensação do medicamento por mais tempo, evitando o deslocamento até uma unidade dispensadora para retirada 3 vezes por ano e reduzindo essa necessidade para 2 vezes apenas.
A recomendação é que esta seja uma autorização apenas para pessoas já em PrEP, há pelo menos 1 ano e é sempre bom lembrar que a dispensação da medicação para mais tempo não incorre na menor vigilância em saúde.
Pacientes em PrEP têm recomendação de continuar realizando exames laboratoriais para avaliação de possíveis toxicidades relacionadas à medicação, rastreio de outras infecções sexualmente transmissíveis e testagem para o HIV, de forma a garantir a eficácia da profilaxia.
Essa rotina de consultas e exames laboratoriais pode e deve ser individualizada, conforme o gerenciamento de risco de cada paciente, independente da frequência com que ele ou ela passarão a retirar o medicamento nas farmácias do SUS.
Mais um passo importante na facilitação da prevenção combinada ao HIV e na expansão do acesso à PrEP
Fonte: Íris - Saúde e Diversidade