Dos 41 projetos apresentados na Câmara dos Deputados envolvendo a comunidade LGBT+, 26 foram favoráveis e 15 contra.
A representatividade na Câmara está tendo gerando resultados e o ano legislativo terminou com saldo positivo para nós! 63% dos projetos apresentados foram a favor dos nossos direitos.
Um número é um avanço em relação a 2023, onde foram apresentados 81 PLs, sendo 44 contrários aos nossos direitos e 37 para assegurá-los.
A agência de jornalismo independente Diadorim contabilizou 149 PLs que beneficiam a população LGBT entre janeiro de 2019 e outubro de 2024. Ao longo dos últimos anos, os projetos contrários que se destacaram foram os de proibição de uso da linguagem neutra.
Entre os partidos, PSOL, PT e PSDB se destacaram como os que mais apoiam a causa na Câmara dos Deputados. Já os que condenam, PL, União Brasil e Republicanos.
A agência também avaliou a atuação das Assembléias Legislativas e constatou que os projetos mais discriminatórios vieram do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso. Em contrapartida, ironicamente, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco se destacaram pelos projetos em apoio.
E assim a nossa luta continua para estabelecermos nossos direitos!
Fonte: Logay