Em toda a história das Assembleias de Deus (Comadesma), a convenção só teve um único presidente, o ex-deputado estadual, Pr. José Alves Cavalcante, que fez com que a convenção que nasceu no sul do Maranhão, se expandisse, chegando a vários estados da federação, como Pará, Maranhão, Tocantins, Ceará, Pernambuco e outros.
Ao longo desses anos, os membros da Igreja não puderam experimentar outros modelos de gestão, pois Cavalcante nunca deu oportunidade para outros líderes gerir a convenção; bem que tentaram, mas sem sucesso.
Seu vice-presidente e até então amigo de longas datas, Pr. Raul Cavalcante Batista, visto como um grande líder, homem de conduta ilibada, nunca demonstrou nenhum interesse em passar a frente de Cavalcante, até esse migrar para política partidária e se envolver em escândalos, chegando a ser alvo de investigação do Ministério Público, que chegou a realizar busca e apreensão em endereços ligações ao pastor e ex-deputado.
O desgaste da imagem do presidente e ex-deputado, teria despertado nos fiéis e no próprio Raul, o desejo de pedir que o mesmo deixasse a presidência da convenção, o que ele teria se negado fazer. Pessoas ligadas a Comadesma, afirmam categoricamente que a partir dessa atitude, Cavalcante “rasgou e jogou no lixo” o estatuto da convenção, o qual diz que para ocupar o cargo não pode ter “pendências” com a justiça.
De acordo com apuração do Blog, outro agravante é que num passado não muito distante, Pr. Raul Batista teria passado para Comadesma, cerca de 100 (cem) congregações, com o compromisso de posteriormente assumir a convenção, o que também não aconteceu.
Ainda segundo apuração, o que eram apenas congregações virou campo, passando a ser ocupado por pastores colocados por Cavalcante, que não aceita de modo algum dividir o “reinado”, agora ameaçado.
Até a noite da última segunda-feira (6/1), pelo menos três (3) pastores, presidentes dos campos 01, 02 e 06 já haviam confirmado o desligamento da Convenção Comadesma. O campo 01 é presidido pelo Pr. Raul (vice-presidente de Cavalcante), campo 02, pelo Pr. Hildo e o campo 06, pelo Pr. Romeu Ribeiro (filho do pastor Raul).