Em 2020, a série de TV mexicana "Como dice el dicho" abordou de forma o tema transexualidade.
No qual o ator mirim Santiago Emiliano interpretou a Gaby uma menina trans que queria comemorar seu aniversário de 15 anos vestida de princesa no episódio “A quien no ama a sus parientes, deben romperle los dientes.
A princípio, o pai de Gaby não a entende e se torna violento com ela, chegando a rasgar o vestido que ela usaria na festa de 15 anos. Ao mesmo tempo, suas amigas, que concordaram em dançar com ela como chambelanes, a abandonam por medo de críticas e bullying de outros adolescentes e adultos, vizinhos que não querem que ela ensaie sua valsa no pátio de sua casa.
No final a Gabriela (personagem) consegue conscientizar seu pai que passa apoiar ela.
O episódio foi um dos mais assistido e comentado na televisão mexicana e o ator Santiago Emiliano conta que foi um desafio fazer a personagem trans pois envolveu uma produção completa pra interpretar uma menina trans de 15 anos.
O ator , na época, com 11 anos também destacou a importância de representar um jovem membro da comunidade LGBT+ na televisão aberta e o impacto que isso teve nas pessoas: “Nas redes sociais, eles me apoiaram muito, minha família e amigos também me disseram que eu me saí muito bem e eu realmente aprecio isso. Há pessoas que ficam com raiva, mas há outras que, depois de assistirem a esse episódio, querem ser apoiadas, e eu lhes daria o conselho de que, se quiserem ser felizes, que ninguém as impeça", declarou.
O ator começou sua carreira aos 3 anos em comerciais de televisão, depois ingressou no CEA infantil ( Centro de Educação Artística Televisa ) e aos 7 anos apareceu em sua primeira novela: A que no me dejas . Em seguida, surgiram produções como: Simply Maria , Por amar sin ley e Run Coyote Run, que estreia uma nova temporada em março.
Fonte: Nação Transgênero / Las Estrellas