(99)99201-6907

NO AR

AÇAÍ VIP

acaivip.com.br

Brasil

MARANHÃO: INFARTOS EM PESSOAS COM MENOS DE 40 ANOS CRESCEM NO ESTADO

Publicada em 04/04/25 às 12:42h - 11 visualizações

por AÇAÍ VIP


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: AÇAÍ VIP)

MARANHÃO: INFARTOS EM PESSOAS COM MENOS DE 40 ANOS CRESCEM NO ESTADO.



Somente em 2024, foram 275 casos de infarto em pessoas abaixo dos 40, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS).

Acompanhando uma tendência nacional, o número de casos de infarto em pessoas abaixo dos 40 anos tem aumentado no Maranhão. Segundo especialistas, no entanto, é possível prevenir a doença com mudanças de hábitos e acompanhamento médico.

A terapeuta Érica Fernanda faz parte dessa estatística. Aos 37 anos, sem histórico médico alarmante, ela foi surpreendida por um infarto.

"Jamais imaginei que eu fosse ter um infarto aos 37 anos", relata.

Os primeiros sintomas surgiram de maneira inesperada. "Comecei a sentir dores na mão, e aí falei para o meu esposo... ali eu já estava com as unhas roxas e o braço já estava desfalecendo, mas eu não liguei tanto para o sinal", conta Érica.

Infartos aumentam no Maranhão em pessoas com menos de 40 anos

O projeto precisou ser interrompido, pois a prioridade passou a ser o tratamento. O diagnóstico apontou um pico de glicose como fator determinante.

Com mudanças na alimentação e liberação para atividades físicas, Érica conseguiu retomar sua rotina, mas o caso dela reflete um problema crescente. Somente em 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão registrou 275 casos de infarto em pessoas abaixo dos 40 anos.

De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, com dados apenas do serviço público, o número de internações de pacientes nessa faixa etária passou de 2 casos a cada 100 mil habitantes, no ano 2000, para quase cinco em 2024. Um aumento superior a 180%.

Doença coronariana: obstrução arterial pode levar ao infarto e consequente declínio cognitivo — Foto: By Patrick J. Lynch, medical illustrator - Patrick J. Lynch, medical illustrator, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1485885

Doença coronariana: obstrução arterial pode levar ao infarto e consequente declínio cognitivo — Foto: By Patrick J. Lynch, medical illustrator - Patrick J. Lynch, medical illustrator, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1485885

A principal causa dos infartos é a aterosclerose, uma condição em que placas de gordura se acumulam nas artérias, dificultando ou interrompendo a passagem de sangue para o coração. Outros fatores de risco incluem pressão alta, diabetes, tabagismo, alimentação inadequada e obesidade.

O cardiologista Serafim Júnior destaca que, apesar do aumento dos casos, a doença não é nova.

"Isso sempre existiu, é só o comportamento das pessoas que tem feito com que elas tenham infarto mais cedo. (...) Nós temos que pensar desde a infância. Na infância, temos que saber que o grande vilão é a frutose. Todo alimento rico em frutose faz muito mal para nossos filhos e temos que evitar ao máximo. É a bebida açucarada, são os sucos, os refrigerantes, as bebidas achocolatadas. (...) Se você é sedentário, dificilmente terá uma boa saúde cardiovascular", explica o médico.

Isso sempre existiu, é só o comportamento das pessoas que tem feito com que elas tenham infarto mais cedo", afirma.

A prevenção, segundo especialistas, é possível e essencial. Além de adotar hábitos saudáveis, é fundamental realizar acompanhamento médico regular, especialmente antes de iniciar atividades físicas. Essas medidas podem evitar complicações e salvar vidas.

G1/MA




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Oque achou do novo portal?

 Bom
 Muito Bom
 Ótimo
 Top







LIGUE E PARTICIPE

0(99)99201-6907

Visitas: 2905752
Usuários Online: 44
Copyright (c) 2025 - AÇAÍ VIP - 「Conceito - Um Novo Jeito de Fazer Marketing」
Converse conosco pelo Whatsapp!