Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e a Superintendência Municipal Tributária, reuniu-se no dia 03 de novembro de 2021, com 40 trabalhadores do mercado municipal dos mais diversos segmentos: açougue, mercearia, peixaria, confecções, cabeleireiro, lanchonete, restaurante e hortifruti. A convocação se fez por meio de edital publicado em 10 de outubro de 2021.
O encontro teve como pauta principal discutir cumprimento dos seus deveres e obrigações dos Concessionários e poder público Municipal, dentre essas responsabilidades foi destacado o alto índice de inadimplência com taxas, consumo de energia elétrica e individualização da Unidade Consumidora, conservação e ampliação da frente do mercado municipal, esta objeto de compromisso de campanha do Prefeito Aluísio Sousa.
A princípio, a intenção do prefeito Aluísio é dialogar com os concessionários para poder investir e regularizar o setor, uma vez que já vem sendo realizado trabalho de revitalização das ruas no entorno do Mercado Municipal, agora está viabilizando projeto de ampliação da frente principal do mercado na BR-222.
De acordo com o Secretário de Agricultura e Pesca, Antônio Filho, a reunião e as ações fazem parte de um projeto da SEAGRI para revitalizar do largo que compreende todo o setor do Mercado Municipal e da feira livre de Açailândia. “Esta reunião tem como finalidade discutir as demandas que envolvem o mercado municipal e o comércio que acontece entorno, como a feira livre, estacionamento e outras melhorias. Para que isso possa acontecer, faz-se necessário discutirmos as responsabilidades do Poder Público, bem como os deveres dos concessionários. No setor, existe alguns problemas estruturais, e para que a administração possa ter condições legais e políticas para fazer investimentos e proporcionar um espaço adequado tanto para os trabalhadores e usuários é fundamental uma boa conversa previamente”, pontuou Antônio Filho.
Ao dar ciência da situação atual dos concessionários do Mercado Municipal, foi agendada outra reunião com os mesmos, esta para apresentar o projeto de individualização do consumo de energia elétrica em cada box e negociação junto ao governo municipal das inadimplências.
Além do secretário de Agricultura e Pesca, Antônio Filho, participaram da reunião o Superintendente da Receita Municipal Tributária, José Francisco, o assessor Especial da SEAGRI, Vagner Mesquita, servidores da pasta e o gerente do Mercado e Juscélio Farias.
ASCOM/PMA