A Amazon Prime anunciou que produzirá o documentário “Steelers” explorando o primeiro time gay de Rúgbi, “King Cross Steelers”. A estreia será no dia 16 de abril na Inglaterra e as informações são do Pink News.
Steelers foca em três figuras centrais da equipe: Nic Evans, uma mulher lésbica que treinava a equipe e tinha que enfrentar diversos episódios de misoginia; Simon Jones, que luta contra seus próprios demônios depois que saiu do armário como um homem gay e Andrew McDowell, que é uma drag queen que inspira os outros a serem quem são.
A produção também marca a estreia do ex-jogador Eammon Ashton-Atkinson como diretor. Ele diz: “Essa história não é apenas para fãs de rúgbi, ou mesmo para gays. É uma história para quem sente que não pertence a algum lugar ou não está vivendo a vida que deseja” – disse ele.
“Espero que este filme inspire as pessoas a tentar algo que antes tinham medo de experimentar (…) Se este documentário ajudar uma pessoa que está sofrendo com sua saúde mental, ou ajude alguém da comunidade LGBTQ+ se sentirem onde pertencem, então fazer todo este filme vai ter valido a pena” – completou.
“Estar lá [na equipe King Cross Steelers], jogar Rúgbi, mostrou não apenas que homens gays podem ser bons jogadores nos esportes” – disse Eammon – “mas podem ser sendo que nem você ou eu [sendo gays]. Realmente fez um bem ao mundo quebrando esses estereótipos” – completou.
Reprodução
O time “King Cross Steelers” foi formado em 1995 quando o cenário de rúgbi era puramente dominado por times com homens héteros. Justamente por ter este caráter inclusivo, a maioria dos jogadores são membros da comunidade LGBTQIA+.
Vale lembrar que o ex-jogador australiano de rúgbi Dan Palmer, disse que nunca falou abertamente sobre sua homossexualidade porque preferia morrer ao fato de alguém ao menos desconfiar que ele fosse gay.