Projeto de extensão do campus Açailândia avalia vias públicas da cidade.
As ações irão reduzir custos e melhorar a vida das pessoas, promovendo melhor mobilidade e segurança.
As rodovias, ruas e avenidas são fundamentais para a circulação dos meios de transporte, conduzindo pessoas, mercadorias, produções e cargas. Para que esse fluxo ocorra de forma rápida, organizada e segura, as vias precisam apresentar condições adequadas de trafegabilidade. As avenidas e ruas fazem parte da infraestrutura das cidades e trafegar por elas é o cotidiano das pessoas, seja a pé, de bicicleta, motocicleta ou carro. E nem sempre as condições para “andar pelas ruas” são confortáveis e seguras. Foi observando as condições das ruas e avenidas da cidade de Açailândia, que surgiu a ideia do projeto de extensão “Avaliação da condição de serventia de pavimentos urbanos”, do curso de Engenharia Civil do Centro de Ciências Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia. O projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT).
Localizada a 72 km de Imperatriz, o município de Açailândia está localizado no entroncamento da BR – 010 (Belém-Brasília) com a BR-222, principal via de acesso para a capital do estado, São Luís. Sua unidade territorial é de 5.805,159 km², de acordo com dados do IBGE-2020, e uma população estimada de 113.783 pessoas (dados de 2021).
Além do professor orientador Lucas Manoel da Silva, o projeto conta com a colaboração dos professores Ivo Almeida Costa, Andrey Brito Nascimento, do acadêmico bolsista Átila Marconcine de Souza, e dos acadêmicos voluntários João Vitor da Silva Soares e Lucas Carvalho da Silva. O projeto tem ainda a parceria da Prefeitura Municipal de Açailândia, por meio da Secretaria de Obras, que auxiliou a equipe na definição das ruas e na questão da segurança, durante as ações externas.
“Observando as vias públicas da cidade vimos que poderíamos buscar maneiras de contribuir para a realização de avaliações mais práticas, rápidas e eficientes destas rodovias, indicando quais trechos teriam mais prioridade para medidas de restauração”, afirmou o professor Lucas Manoel da Silva.
O objetivo principal do projeto de extensão é o de avaliar as condições de trafegabilidade de 12 vias urbanas, informando as situações encontradas, ao poder público e à comunidade, solicitando medidas corretivas de manutenção mais eficazes, reduzindo custos futuros e melhorando a vida das pessoas, proporcionando uma trafegabilidade mais eficiente.
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