Grande parte desse tipo de infração tem maior registro em São Luís.
Apesar de proibido por causa do alto risco de acidentes, dirigir segurando ou manuseando o celular tornou-se comum por condutores no Maranhão. Só no ano de 2021, 13.202 condutores foram flagrados cometendo essa infração de trânsito em todo o estado. Em 2022, já foram 963 registros deste tipo de infração no estado. Os números compõem as estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-Ma).
Grande parte desse tipo de infração tem maior registro em São Luís. Em 2021, 10.162 condutores foram autuados utilizando o celular ao volante. Em 2022, já foram 297 registros na capital maranhense.
O diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes, alerta que utilizar o celular enquanto dirige é infração gravíssima e um risco à vida. “Os números desse tipo de infração são altos e podem nem retratar a realidade, pois, apesar da fiscalização presencial e eletrônica, é comum vermos condutores manuseando o celular no trânsito tanto com o veículo em movimento quanto parado em semáforo ou engarrafamento, casos também proibidos pela legislação”, afirma o gestor.
David Ximenes lembra que a única forma segura de utilizar o celular dentro do carro ou utilizando moto é parar esses veículos em um local seguro. Nunca no trânsito.
“A desatenção no trânsito, ainda que por um segundo, pode ser fatal. Mesmo quando você atende o celular no viva-voz, você tira sua atenção do trânsito e pode se envolver em um acidente. Então, o correto é esquecer o celular enquanto dirige o veículo ou, se for algo urgente, parar o veículo no acostamento ou outro local seguro e manuseá-lo, seja para atender chamada, ou enviar, ouvir ou ler mensagem. Além de preservar sua vida e de outras pessoas, o que é mais importante, você evita multas, perda de pontos em sua Carteira de Habilitação e prejuízos financeiros”, afirma David Ximenes.
O gestor destaca que o Detran-MA, por meio de sua Coordenação de Educação para o Trânsito, realiza, durante todo o ano, campanhas e ações educativas para sensibilizar a sociedade para a importância e o papel de cada um na construção de um trânsito seguro. “Cumprimos nosso papel de fiscalizador e educador. Vamos às ruas, escolas, empresas e outros pontos públicos para orientar as pessoas sobre as regras de trânsito e como é necessário praticar a empatia, mas precisamos de uma força-tarefa da sociedade para que tenhamos um trânsito mais seguro. Hoje, o uso do celular no trânsito tornou-se um vilão, que precisa ser combatido por todos nós”, enfatiza David Ximenes.
De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir segurando ou manuseando o celular, é infração gravíssima, punida com multa de R$ 243,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O IMPARCIAL