De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde bucal compreende um estado em que a pessoa está livre de dores, desconfortos e alterações na boca e na face, abrangendo doenças e quaisquer distúrbios que possam afetar a qualidade de vida, impedindo que o paciente coma, sorria, fale ou se sinta socialmente confortável.
A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um ação em saúde bucal com palestra sobre a importância da higiene bucal, aplicação de flúor e escovação assistida com crianças da comunidade da Vila Ildemar.
Nesta segunda-feira, a coordenação da Saúde Bucal, em parceria Instituto Social Redenção, esteve atendendo 40 crianças da comunidade. A ação voluntária contou com a participação de outros atendimentos, como pediatria, assistência social, pedagogia, assistência técnica em arte e psicologia, com doação de kits de higiene bucal pela empresa Vale, e aconteceu na Igreja Batista Nova Aliança.
"Em ações sociais como esta, temos a oportunidade de levar informações, orientar as pessoas sobre os cuidados necessários com a higiene bucal, fazer a escovação assistida e atendimentos a quem precisa. Tudo isso, aliado a prevenção nos ajudará a reduzir os efeitos negativos na vida dos pacientes assistidos", declarou a coordenadora da Saúde Bucal do município, Deybla Vasconcelos.
Da Assessoria.