Na última quinta-feira (22), os servidores do HMA – Hospital Municipal de Açailândia participaram de uma palestra e roda de conversa socioeducativa sobre segurança na hemotransfusão.
A palestra foi ministrada pela enfermeira e graduanda em Medicina Camila Roberta Raimundo, onde abordou importância e os riscos da transfusão de sangue, diante da presença de enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de análises clínicas, auxiliares de coleta, farmacêuticos e biomédicos, que participaram da palestra. Na ocasião, a orientadora repassou instruções com objetivo de garantir boas práticas no processo hemoterápico, visando a segurança e saúde dos pacientes.
A iniciativa é mais uma ação do programa de educação continuada, desenvolvido pelo Hospital Municipal de Açailândia (HMA), com o apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, órgão da Prefeitura de Açailândia.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, ainda que novas tecnologias sejam adicionadas ao campo da saúde rotineiramente, continua sendo impossível a substituição do sangue humano para fins terapêuticos. A transfusão de sangue é uma parte essencial da moderna assistência à saúde, podendo representar a exclusiva maneira de salvar uma vida ou ainda de melhorar uma condição clínica grave de forma rápida.
ASCOM/PMA.