Nesse primeiro momento, a PF focou em desvio na Codevasf/MA, mas chegará a vez dos prefeitos maranhenses que desviaram milhões destinados para a Saúde via orçamento secreto – liderado Weverton, Roberto Rocha, Josimar de Maranhãozinho e outros…
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (20), nas cidades de São Luís/MA, Dom Pedro/MA, Codó/MA, Santo Antônio dos Lopes/MA e Barreirinhas/MA, a Operação Odoacro, com a finalidade de desarticular associação criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Nessa primeira fase, a Polícia Federal do Maranhão foca na empreiteira Construservice que pertence ao empresário Eduardo José Barros Costa, o Eduardo DP, conhecido também como “Imperador”, ele é apontado pelas investigações como sócio oculto da empresa e foi preso temporariamente pela PF nesta manhã por determinação judicial expedida pela 1ª Vara Federal de São Luís/MA.
A PF também cumpre mandados de busca e apreensão na superintendência do Maranhão da Codevasf, alvo das suspeitas.
A investigação constatou a existência de um engenhoso esquema de lavagem de dinheiro, perpetrado a partir do desvio do dinheiro público proveniente de procedimentos licitatórios fraudados.
A Construservice executa diversas obras da Codevasf em municípios maranhenses. De acordo com investigação da PF, há falhas graves nos contratos dessas obras.
A Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), é um dos principais escoadouros do orçamento secreto – distribuição de verba pública a parlamentares por meio das emendas de relator.
Fonte.https://www.domingoscosta.com.br/