Na busca pelo crescimento e ampliação da aprendizagem dos alunos surdos da rede municipal iniciamos este mês a sequência de formação dos especialistas que atuam com esse público, o primeiro grupo são os de instrutores surdos que atuam no ensino da Libras com primeira língua para os surdos e segunda língua para ouvintes.
Os encontros serão realizados a cada quinze dias com carga horária total de 60 horas. Ministrado pelas professoras: a Especialista, Vyvyan Steffanie Leite dos Reis da Fontoura, e a Mestre, Ivanilde Sobral de Lima.
A política educacional e política linguística têm apontado para a consolidação de uma Educação bilíngue de surdos e para o reconhecimento e ações afirmativas em favor da Libras como língua da comunidade surda brasileira (BRASIL, 2005).
A equipe composta por 07 profissionais que atendem 19 alunos surdos e 256 alunos nos cursos de libras: básico, kids e intermediário. A proposta de formação contempla pautada na promoção d autonomia linguística da comunidade surda açailandense.
ASCOM.