O apresentador da BBC Monitoring, Francis Scarr, divulgou em suas redes sociais a apresentação do deputado russo atacando a mídia por supostamente promover uma ideologia gay através de desenhos infantis. “Hoje os LGBTs são uma ferramenta de guerra híbrida, e nessa guerra híbrida, devemos proteger nossos valores tradicionais. Devemos proteger nossa sociedade e nossos filhos. Deixe-me demonstrar rapidamente que tipo de propaganda já está sendo feita contra nossa sociedade.”
A declaração de Alexander Khinshtein veio no atual momento em que os políticos russos discutem a ideia de endurecer ainda mais, a lei que criminaliza as questões da comunidade LGBTQIA+ na mídia. “Também está nos smartphones de nossos filhos, em desenhos animados e filmes. Nosso inimigo realmente tem a propaganda da sodomia como o núcleo de sua influência.”
Em entrevista ao Pink News, o CEO do grupo LGBTQIA+ Coming Out, Aleksandr Voronov, alertou sobre o risco de opressão para a comunidade na Rússia, caso as novas emendas sejam aprovadas. “Se essas emendas forem adotadas, a vida das pessoas LGBT+ na Rússia também se tornará ainda mais difícil, porque haverá menos representatividade na mídia e nas redes sociais. Esta é uma alavanca repressiva adicional para um sistema já anti-humano“, alertou.