O exame é realizado para prevenir o câncer de mama, que gera cerca de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
O Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) informou que o Maranhão realizou, nos últimos sete anos, mais de 198 mil mamografias de rastreamento em mulheres entre 50 e 69 anos.
Esse exame é o principal meio de prevenção contra o câncer mama e tem como finalidade encontrar alterações mamárias.
Os alertas em relação ao câncer de mama têm um reforço maior com o início da campanha Outubro Rosa. Quando o câncer de mama já se encontra com manifestações clínicas, apresenta como nódulo palpável na mama.
Entretanto, existem outros sintomas que podem indicar a presença da doença, como nódulo duro, em geral fixo e indolor, endurecimento de partes da mama, alterações no mamilo e nódulo no pescoço ou nas axilas.
O SUS oferta atenção integral à prevenção e ao tratamento do câncer de mama, além de orientar a população feminina sobre as mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e os principais sinais suspeitos da doença.
Todos os estados do país e o Distrito Federal possuem o equipamento necessário para a realização da mamografia.
Outubro Rosa
A mobilização teve início nos Estados Unidos, na década de 1990, a partir de iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuía laços na cor rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.
Desde então, a iniciativa ganhou dimensão internacional e é uma das mais reconhecidas campanhas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
O IMPARCIAL