A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, está colocando em prática o Plano Mais Pecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O programa é gratuito e tem por objetivo contribuir para a melhoria genética do rebanho e, consequentemente, com a qualidade e quantidade da produção leiteira do município.
Em nosso município, a SEAGRI oferece aos produtores rurais o manejo reprodutivo por IATF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo, ensinam sobre reprodução de rebanhos bovinos e sobre a aplicação da técnica que é cada vez mais utilizada nas propriedades rurais, permitindo aos produtores obter mais eficiência reprodutiva de bovinos e representa um importante avanço para os rebanhos, sendo considerada um dos melhores sistemas de melhoramento genético.
A pecuária bovina é um dos setores mais importantes do agronegócio brasileiro e consequentemente da economia nacional. O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, é o maior exportador de carne bovina, segundo maior produtor de carne e sexto maior produtor de leite.
Além disso a inseminação artificial ainda tem outras vantagens como a redução das dificuldades em partos, padronização do rebanho, controle de doenças sexualmente transmissíveis e também possibilita o uso de sêmen sexa do que é empregado para aumentar a proporção do nascimento de animais do sexo desejado.
O programa começa pelo o protocolo D Zero, que é a colocação de diu nas vacas. Nessa primeira etapa, foram 54 vacas, em 3 fazendas da região do Assentamento Santa Clara passaram pelo procedimento.