A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria de Agricultura e Pesca em parceria com CONAFER - Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais, realizou na comunidade “Centro do Alcides o protocolo de ultrassom dos animais que foram inseminados ainda no mês de agosto/22, dentro do Programa Mais Pecuária Brasil.
A ação tem como objetivo melhorar a genética do rebanho dos produtores rurais da região. Nesta atividade, a equipe da SEAGRI, acompanhada por profissionais veterinários fizeram a ultrassom das vacas matrizes na fazenda dos produtores Francisco Melo (Dida), Wellington Grama (Lino) e Josimar Júnior.
Foram inseminadas 277 matrizes, das quais durante o procedimento de ultrassom realizado no último dia 24/10, foi confirmada a gestação da metade dos animais, um aproveitamento de 50%, considerado pela equipe um aproveitamento muito bom para a região.
Na oportunidade, foi realizado pela equipe o protocolo de pedido de Inseminação Artificial de mais dois novos produtores da mesma comunidade iniciantes do programa Mais Pecuária Brasil.
De acordo com a SEAGRI, este protocolo visa detectar quais animais estão aptos a se submeterem ao procedimento de Inseminação Artificial, através do toque realizado por médicos veterinários da CONAFER - Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais. Participaram da ação os técnicos da Secretaria de Agricultura e Pesca, Denes Mesquita, Rodrigo Almeida e o veterinário da CONAFER Juliano Budel.
Para ser feita a inseminação, deve primeiramente monitorar e identificar a data do cio da vaca, para seguir com o processo de Inseminação Artificial que consiste na deposição de sêmen no útero da vaca, em condições que permitam que a fêmea fique prenha.
Esse procedimento deve ser realizado com o acompanhamento de um profissional experiente, por se tratar de uma ação que requer muita precisão e responsabilidade.
ASCOM.