Esta semana, dia 08 de novembro, alguns estudantes do 4º ao 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Divina Providência fizeram uma atividade diferenciada ao visitar a Escola Familiar Rural em Açailândia. Também acompanhou a visita, a gestora da escola Jerucilene de Oliveira Lima e as professoras Rita de Cássia Lima Borges e Elizângela Feitosa Silva.
A escola executa um projeto de agroecologia com os estudantes, com produção de cultivo de leguminosas e hortaliças folhosas na própria escola. A ideia é de levar a experiência da Casa Familiar Rural e aplicar na instituição escolar. A iniciativa é uma forma de contribuir no fortalecimento de uma nova geração de produtores rurais, orientados a partir das boas práticas de agricultura familiar. Esta ação faz parte do currículo das escolas do campo que tem como componente curricular a Agroecologia.
No dia 03 de novembro, a escola recebeu o aluno do 3º ano da Casa Familiar Rural, José Vinícius Borges Ferreira, para explicar para as crianças como cultivar, quais os benefícios para a saúde e como os conseguir manter a qualidade das verduras e legumes.
O resultado da visita foi produtivo, pois as crianças aprenderam na prática como se inicia o plantio, indo até a colheita da verdura.
O projeto Agroecologia nas escolas municipais do campo é uma forma de fazer educação ambiental e o resgate de saberes populares como o cultivo de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, além de experimentar e estimular aberturas nos espaços formais dos currículos escolares para promover uma maior integração entre sujeitos que fazem a escola e os elementos culturais que transpassam o território que a compreende.
ASCOM.