
O destacamento de Polícia Militar de São Pedro da Água Branca, sob o comando do Sargento Uendice, foi informado pelo supervisor da área de segurança da empresa Vale, que alguns elementos encontravam-se furtando combustível na ferrovia, sendo que este repassou a Guarnição de Serviço, imagens de um caminhão F-4000 de cor azul, placa JTS-1049, e uma motocicleta Honda de cor branca, de placa OXV-6462, veículos esses que estavam sendo utilizados no furto.
Após receber as informações, a guarnição se deslocou ao local informado (Zona Rural de São Pedro da Água Branca). No percurso, a guarnição avistou 2 suspeitos carregando um tambor nas pernas com mangueiras, que seriam utilizados no furto de combustível. Ao tentar abordar os mesmos um dos indivíduos, posteriormente identificado pelo prenome de “Maurício”, empreendeu fuga, sendo detido nessa abordagem um segundo suspeito de prenome “Bruno”.

Dando continuidade as diligências, os policiais encontraram logo a frente um veículo F-4000 carregado com 4 tambores de 1.000lts e mais 4 de 200lts, todos cheios de óleo diesel. No mesmo local foi encontrado um veículo Volkswagen/FOX, placa MNX-5011, carregado com ferragens roubados da empresa vale.

Durante uma revista pessoal, foi encontrado com Bruno, 2 (dois) rádios de comunicação. Bruno vinha sendo monitorado, pois o mesmo já teria praticado vários furtos na aérea da vale, segundo a polícia.
.