Recomendação vem diante de um momento de maior circulação viral.
O uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 segue não obrigatório no Maranhão. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, nesta terça-feira (29), que recomenda que a população utilize o equipamento em ambientes fechados, especialmente quem apresente sintomas gripais, mesmo que leves, pacientes imunossuprimidos, gestantes e idosos.
A recomendação, que não é uma obrigação, vem diante de um momento de maior circulação viral, notadamente com aumento dos casos leves.
O Maranhão observa um aumento no número de notificações de casos: na semana passada, por exemplo, o Estado voltou a registrar mais de 1 mil casos de Covid-19, em três postos de testagem.
Diante da melhora no cenário epidemiológico, com números de mortes, casos e internações em recuo, a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes ao ar livre e em ambientes fechados foi retirada em 11 de março no Maranhão através do decreto 37.492/2022.
Com isso, o uso de máscaras faciais de proteção como uma decisão de cada indivíduo ou decorrente de norma municipal, não havendo mais obrigatoriedade estadual nos municípios em que mais de 70% da população tenha recebido as duas doses ou a dose única da vacina contra a covid-19.
Atualmente, o uso do equipamento é obrigatório no Estado apenas em aeroportos, serviços de saúde, na UFMA e em escolas particulares.
Difusoraon.com