Almoço com a família, jantar com amigos, café da manhã com a esposa e filhos: cada ocasião pede uma mesa posta com itens diferentes. O que não pode faltar é aquela sensação acolhedora e o toque especial do anfitrião na hora de colocar cada detalhe em prática. Durante o Natal, especialmente na ceia, momento em que todos se sentam à mesa, um ambiente agradável e bonito faz total diferença.
Apesar do termo muito usado, poucos sabem o que realmente quer dizer mesa posta. O termo trata, objetivamente, da organização e disposição de pratos, talheres, taças, copos, sousplat e demais adereços utilizados hora das refeições.
A gerente da loja Carmelitas do Rio Anil Shopping, Jessica Soares, explica que alguns itens são imprescindíveis. “O primeiro passo é saber o que não pode faltar na sua mesa. Nós indicamos que as pessoas usem um jogo americano, que pode ser com tema natalino, um caminho de mesa, pratos, talheres e taças, além de enfeites e velas”, afirma.
Ao detalhar o passo a passo, Jessica diz que é preciso escolher um tema, com estampas ou neutro e, assim, harmonizar a disposição. Ela orienta que não há necessidade de escolher entre o jogo americano ou caminho de mesa. É possível usar os dois juntos, mas é importante observar que, se o caminho de mesa for estampado, deve-se usar um sousplat ou jogos americanos em tons neutros e vice-versa. É importante, ainda, verificar se as cores estão em sintonia. “No Natal, tons de verde, vermelho e branco são sempre muito utilizados”, cita.
Quanto aos pratos de jantar e sobremesa, eles podem ser tradicionais ou não. Ao escolher os talheres, caso sejam dourados, escolha pratos no mesmo tom ou com detalhes dourados. Caso sejam pratos normais, os talheres em inox podem ser utilizados. Quanto às taças, opte por taças verdes, vermelhas ou com filetes dourados. Os guardanapos, por sua vez, podem ser tradicionais também. Não tenha medo de brincar com as cores e com a decoração.
“A mesa natalina é uma mesa rica em detalhes. Você pode aproveitar o espaço também para colocar usar velas, enfeites de natal, como sinos, papai noel, bolinhas, laços e guirlandas pequenas, e colocar arranjos na mesa. Esse é o momento para se divertir com os detalhes”, ressalta Jessica.
Para a gerente de Marketing do Rio Anil Shopping, Camila Ramm, esse é um momento em que a criatividade pode e deve ser colocada em cada detalhe sobre a mesa. “Cada item, cada talher, cada mínimo detalhe foi pensado pelo anfitrião para agradar e receber os convidados. Mais que uma forma de receber família e amigos, esse cuidado é uma forma de carinho e demonstração de afeto. Ficamos felizes em saber que nossos clientes podem vir até a loja Carmelitas, dentro do Rio Anil Shopping, para encontrar tudo o que precisam para esse momento tão importante”, ressalta. Apesar de toda a liberdade criativa que o Natal proporciona e permite, Jessica faz um alerta com relação ao tamanho da mesa. “Em mesas maiores, você consegue colocar mais itens. Em mesas menores, porém, indicamos que as pessoas tenham um certo cuidado com os excessos, para evitar constrangimentos, gafes e até acidentes. Com mesas pequenas, orientamos o uso de poucas velas, apenas jogos americanos e um centro de mesa pequeno, isso sem falar dos itens essenciais. A ideia é que o espaço não fique sobrecarregado visualmente”, alerta.
Além disso, mais um ponto precisa ser levantado: fique atento aos perigos de velas próximas aos objetos inflamáveis. “Cuidado com os inflamáveis. Esse é um momento em que nós queremos que você não fique restrito ao usar sua criatividade. Já que é um momento em família, todos querem aproveitar a companhia um do outro e a ceia. Então, não queremos que um item mal colocado na mesa cause um acidente”, afirma Jéssica.
Com as dicas acima e os itens certos, você está pronto para uma mesa posta que vai agradar os convidados. Os itens de decoração podem ser encontrados no Rio Anil Shopping, na Loja Carmelitas, que está localizada no primeiro piso, próximo à entrada principal do Mall, que fica na Avenida São Luís Rei de França, Turu.
Por Elaine Castro