De acordo com os dados da polícia, em relação ao ano passado, o aumento no número de crimes cibernéticos aumentou mais de 105%.
Um levantamento da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), apontou que 3.748 crimes cibernéticos foram registrados até 30 de novembro de 2022 no Maranhão. O número representa um aumento de mais de 105% se comparado a todo ano passado, quando foram registrados 1.824 crimes virtuais no estado.
De acordo com os dados, invasão e uso de redes sociais para a prática de crimes são os casos mais comuns envolvendo este tipo de delito.
Os crimes cibernéticos são executados na internet e podem incluir, desde roubos de identidade e outras violações de segurança, até o 'cyberstalking', assédio, bullying e exploração sexual infantil.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) alerta a população a redobrar os cuidados na internet, para evitar cair em golpes ou ter a rede social bloqueada. Além disso, os usuários da rede podem acionar uma proteção extra nos aplicativos e nas configurações do celular.
Denúncia
Segundo a Polícia Civil, os casos de crimes cibernéticos no Maranhão não são denunciados e os que são, envolvem perdas de valores financeiros.
Neste caso, a vítima pode solicitar por apoio por meio da Delegacia On-line, na sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) em São Luís ou, em qualquer delegacia da capital ou de cidades do interior.
Prevenção
A polícia alerta que à população a fazer uso de serviços de proteção contra vírus e ameaças na internet, utilizar senhas fortes e que não sejam repetidas em suas contas em redes sociais, sendo estas alteradas com regularidade.
Além disso, é prudente que não sejam compartilhados informações privadas, mantendo-as bloqueadas nas redes e nos sites.
G1/MA