Nesta quarta-feira(4), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou, no Estado do Ceará, a “Operação Medius”, com o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade por meio eletrônico. As investigações apontaram que um bando criminoso utilizava a plataforma de vendas OLX para realizar anúncios falsos. Entre as vítimas, estão maranhenses.
Os criminosos se utilizavam de anúncios falsos e também atuavam como intermediadores em anúncios verdadeiros de modo a induzir as vítimas a erro e fazer com que as mesmas realizassem o pagamento para contas de laranjas sem contudo ter qualquer bem à venda. Após o pagamento a vítima se dava conta de que havia sido vítima de um crime.
O Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC), após uma minuciosa investigação, conseguiu coletar elementos para identificação e responsabilização dos suspeitos do crime. Foi cumprido nesta quarta, um mandado de busca e apreensão, em imóvel situado à beira mar em Fortaleza, capital do Ceará.
As autoridades policiais ressaltam a população que sempre deve estar atenta às negociações no âmbito digital evitando atravessadores no negócio, bem como a vista e verificação do bem, realizar pagamento em contas que não sejam do proprietário do bem ofertado.
POR: ASCOM-PCMA