Paulo Pimenta, ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convidou a drag queen Ruth Venceremos para assumir o cargo de assessora de Diversidade e Participação Social da pasta.
Natural de Pernambuco, Ruth é graduada em Pedagogia e tem mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A nova assessora atua como coordenadora educacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). À Folha de S. Paulo, Pimenta explicou que a função de assessor para diversidade será criada em todos os ministérios, a fim de garantir um olhar transversal sobre cidadania e luta contra o preconceito. “Vai ser criada uma rede, que vai atuar junto à Secretaria-Geral da Presidência, pela promoção da diversidade, da participação popular“, afirmou o gaúcho. “Convidei a Ruth porque acho que ela tem representação simbólica muito importante e tem um perfil que deve ser valorizado“, pontuou.
Para Ruth, a nomeação vai contra o desmonte dos mecanismos de participação social promovido durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “É muito emblemático. Eu, como sujeito, sou tudo que o bolsonarismo tentou destruir no último período. Estar em um espaço como a Secom é fundamental para abrir espaço para dizer para outros como eu: ‘olha, nós podemos chegar lá com capacidade técnica e olhar sobre os direitos humanos’“, disse à Folha.
“A gente, que estará na Secretaria de Comunicação, cuidando da comunicação mais institucional, não pode ignorar o que é a representação do povo brasileiro hoje, com uma diversidade de sujeitos, que deve aparecer como um próprio projeto de governo“, declarou Ruth.