Qual o conceito de família? Tradicionalmente fomos ensinados que a construção familiar é baseada em um pai, uma mãe e seus filhos. Felizmente, desde 2015, quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) passou a permitir a realização de tratamentos de fertilização in vitro para casais homoafetivos, as configurações familiares vêm se transformando no país.
Esse é o caminho que o casal Helio Heluane e André Tonanni estão trilhando. Dois papais que se encontraram em momentos de vida diferentes, mas possuem o mesmo sonho. Esse é o início de uma história, que ainda está sendo escrita, mas que hoje ganha um capitulo mais que especial. A história do casal, ambos empresários do mercado de eventos, começou em 2010 quando se encontraram em um espetáculo da Broadway em que Tonanni participava como ator. O encanto aconteceu à primeira vista! O tempo passou, muita coisa aconteceu e os dois seguem uma trajetória especial de amor e acolhimento juntos. Até que… em 2017 decidiram se casar. A festa aconteceu em São Paulo e teve como tema o universo de “Harry Potter“, em um evento que destacou a ressignificação de família.
Helio e Tonanni sempre sonharam em ter filhos, mas não sabiam como aconteceria para casais homoafetivos gerarem filhos biológicos. Após pesquisas no exterior e no Brasil, o casal iniciou em 2019 o Processo de FIV (Fertilização In Vitro) para terem filhos biológicos. Foram oito tentativas, dois abortos e finalmente em 2023 o grande capítulo dessa história se concretizou. Filippo, o filho do casal veio ao mundo, gerado por uma barriga solidária.
A história dessa dupla que ultrapassou barreiras e ganha mais visibilidade a cada dia, buscando disseminar a importância da paternidade homoafetiva, ressignificando o que é família. As descobertas desse novo momento podem ser acompanhadas pelas redes sociais dos @2papais, que tem como principal foco, ajudar pessoas que também querem construir uma família e iniciar essa linda jornada, mas não sabem por onde começar.
“Estamos realizando um sonho com a chegada do nosso filho, nós sabemos o quanto é difícil o processo de FIV no Brasil para casais homoafetivos, por isso, nossa luta está só começando, queremos dividir nossas experiencias, erros e acertos para ajudar outras famílias que sonham em ter filhos” ressalta Tonanni.