Falta de Guarda Municipal e Sistema de Monitoramento Eletrônico Câmeras de Segurança no município podem contribuir para o alto índice de violência, roubos e furtos na cidade.
Com população estimada em pouco mais de 113 mil habitantes, segundo IBGE, a cidade de Açailândia cresce em todos os aspectos, inclusive o índice de violência.
Embora tenhamos tido grandes avanços, a ausência de um Sistema de Segurança por meio de Câmeras Eletrônicas em locais estratégicos deixa as pessoas vulneráveis a crimes como furtos e roubos sejam a estabelecimentos comerciais ou transeuntes.
Uma vez implantados os sistemas de Segurança de Vídeo Monitoramento por meio de Câmeras Eletrônicas e Guarda Municipal, além de poder coibir ações criminosas, o sistema pode contribuir para a resolução de crimes cometidos, sendo assim um parceiro das forças policiais estaduais Militar, Civil, entre outras.
Em cidades onde existe em funcionamento a Guarda Municipal, a mesma trabalha em conjunto com as polícias Civil e Militar.
Foram aprovados na Câmara Municipal de Açailândia projetos de leis que pedem a implantação de Sistema de Monitoramento Eletrônico em lugares estratégicos da cidade.
Os vereadores Kell (Cleones Matos) e Thiago Pereira pediram por meio de requerimento a criação da Secretaria Municipal de Segurança e Tecnologia em Açailândia.
A criação dessa secretaria é de suma importância para o comércio local, a população em geral e a preservação dos bens públicos, haja visto o grande número de escolas, postos de saúde, praças e quadras poliesportivas que devem ser zeladas e preservadas.
No Maranhão, cidades com menor número habitacional tem à anos, Guarda Municipal Implantada. Açailândia por sua vez, isso ainda é apenas sonho.
Portal Carlos Cristiano Noticias