Estudantes da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizaram uma manifestação nesta sexta-feira (10/03), em Imperatriz, denunciando o atraso nos pagamentos de bolsas e auxílios concedidos pelo Estado do Maranhão através da universidade.
Segundo os estudantes beneficiados, os repasses dos meses de janeiro e fevereiro ainda não foram realizados, o que tem afetado negativamente suas vidas acadêmicas e pessoais.
Muitos estudantes que moram em outros municípios relatam dificuldades para retornar às aulas por falta de recursos financeiros. Alguns até afirmam passar fome e correrem risco de despejo devido aos atrasos nos pagamentos de bolsas e auxílios que ocorre em todos os campi.
Após pressão dos estudantes e a repercussão do caso na imprensa local, a direção da Uemasul anunciou que pagará as bolsas de janeiro no próximo dia 15 de março. No entanto, os estudantes destacam que é necessário que os pagamentos referentes ao mês de fevereiro também sejam efetuados o mais breve possível.
"Os alunos da universidade tem faltado aulas, foram despejados de suas casas e até mesmo tem passado fome devido à falta de pagamento do governo do Estado das bolsas e auxílios dos estudantes." Disse Dávilla Silva, estudante da Uemasul.
A manifestação reforça ainda a importância da educação e do apoio aos estudantes como forma de garantir um futuro melhor para a sociedade.
Texto: @josecarlosalmeidda | Fotos: movimento estudantil