A Câmara Municipal de Açailândia recebeu nesta quarta-feira (15), através de um convite feito pelo vereador Denes Pereira (PT), os representantes dos Professores da rede Estadual do Maranhão (Sinproesemma), para se manifestarem acerca dos motivos que permeiam a greve dos mesmos pela demora de respostas vindas do Poder Executivo Estadual sobre o pedido de reajuste de 14,95%, como foi anunciado pelo Ministério da Educação, além da valorização e direitos.
Na oportunidade, estiveram presentes o ex Prefeito de Açailândia, Sr. Leonardo Queiroz, como representantes dos Professores a Sra. Isabel Cristina e a Professora Lorena que destacaram que os motivos da paralização não é apenas relativa ao reajuste, mas a falta de transporte para os alunos, a falta de material didático, a falta da realização de um concurso público para a área da educação.
Também esteve presente, o Sr. José Carlos representando a Justiça dos Trilhos destacando a falta de valorização e fidelidade no pagamento das bolsas dos alunos universitários estaduais. Houve também o depoimento da aluna Luana estudante da rede estadual de ensino, no Centro de Ensino Dom Marcelino Bicego e membro da UJC – União da Juventude Comunista acerca da real situação da educação estadual no município sob o prisma de quem sofre com a falta de valorização e cuidado. E por fim, a representante do Assentamento Surubiju, Sra. Márcia Castanho que destacou a difícil missão dos pais moradores dos Assentamentos em manter seus filhos na Escola diante do fechamento das unidade rurais e da falta de transporte.
Ao final, os vereadores presentes: Feliberg Melo (REPUBLICANOS), Thiago Ferreira (PL), Demazim (PP), Xanddy Sampaio (PP), Erivelton Trindade (PL) e Denes Pereira (PT).