A adolescência é reconhecida como um período de mutações físicas, emocionais e intelectuais, atravessadas por contextos culturais que ensejam diversas expressões do “ser adolescente”. É assim que a adolescência se revela também como um processo de construção sociocultural.
A SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social, órgão da Prefeitura de Açailândia, por meio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social-Centro e SCVF – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-Jacu, realizaram uma Roda de Conversa socioeducativa com adolescentes no Polo do SCFV-Jacu. Abordando a temática "Juventude, Descobertas e seus Desafios", mediada pela psicóloga Alessandra Gomes.
A roda de conversa é uma estratégia de atuação dentro das Atividades Cidadãs desenvolvidas diariamente no nosso SCFV. Espaço de escuta e diálogo, pode servir como abordagem para estimular e aprimorar habilidades e competências importantes com as nossas crianças e adolescentes.
Durante a roda de conversa, eles falaram sobre suas dúvidas e expuseram suas opiniões sobre suas experiências e suas vivências na vida escolar e em família. Dinâmicas e brincadeiras foram desenvolvidas para que o assunto fosse abordado junto aos adolescentes.
“Eles falaram de suas ansiedades, esperanças e expectativas. Foi uma tarde muito produtiva. Gostaria de agradecer a psicóloga Alessandra Gomes que conduziu brilhantemente a roda de conversa”, pontuou o coordenador do SCFV-Jacu, Tharles Ponciano, que esteve presente na roda de conversa.
ASCOM