Durante todo este mês, a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, via coordenação da Vigilância Socioassistencial, está realizando reuniões para tratativas junto as coordenações e técnicos dos polos com o objetivo de qualificar as informações das atividades realizadas nos equipamentos.
As ações estão acontecendo com a participação da Proteção Básica da SEMAS, coordenadores e técnicos dos SCFV – Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de todos os polos, do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, dos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social todos os polos, sob a orientação do Coordenado da Vigilância Socioassistencial, Paulo Fernando.
Os encontros têm o objetivo construir juntos o Sistema de gerenciamento e monitoramento para qualificar as informações coletadas pelas equipes, que além de assessorar o atendimento dos visitadores na coleta de informações para abastecer o sistema, também possibilitará manter de forma atualizada o perfil dos usuários atendidos por esse equipamento social, bem como, medir a quantidades de atendimentos realizados, quantidade e atividades realizadas, e como esse público alvo se encontra distribuído no território do Município, tanto da área urbana quanto rural.
Segundo o coordenado da Vigilância Socioassistencial, Paulo Fernando, “Esta atividade faz parte da estratégia de trabalho de ampliar a metodologia de trabalho da Vigilância. Essas ações possibilitarão uma atualização de informações sistematizadas. É um sistema inovador, porque possibilita medir o alcance e os resultados das ações desenvolvidas no âmbito do CREAS. O mesmo sistema já está sendo efetivado nos SCFV nos CRAS”, esclareceu.
Objetivo da ação é identificar situações de vulnerabilidade e risco social nos territórios e a cobertura da rede social do município; mapear os atendimentos e acompanhamentos por território; sistematizar os dados para subsidiar o planejamento e promover uma discussão dos dados com a rede socioterritorial sobre os dados.
ASCOM