Um morador de Natal, no Rio Grande do Norte, vem sendo criticado nas redes sociais após publicar um vídeo repleto de homofobia e ignorancia no TikTok. O homem aparece nas imagens debochando de vagas de estacionamento exclusivas para autistas em um shopping da capital e afirma que são para “boiola”, “viado” e “fresco”.
“E aí, guerreiros. Pra quem não sabe, não acreditava que ia acontecer, aqui na Zona Norte no shopping saiu na frente, viu? Já tem duas vagas reservadas pra boiola. Quem se habilita a estacionar aqui?”, debocha o rapaz. Segundo a lei, pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm direito a uma porcentagem de vagas reservadas em estabelecimentos públicos e privados. A Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, conhecida como Lei Berenice Piana, completou em dezembro de 2022, 10 anos de vigência.
Segundo informações do UOL, o Natal Shopping, da capital potiguar, estabeleceu três vagas dentro do estabelecimento como parte de campanha para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. Identificadas com o símbolo mundial do TEA, a fita de quebra-cabeça multicolorid, duas delas estão localizadas na garagem coberta e outra na área externa, todas posicionadas bem próximas às entradas que dão acesso ao shopping.
O influenciador e ativista Ivan Baron, um dos responsáveis por entregar a faixa presidencial a Lula (PT) no início de janeiro, se manifestou sobre o vídeo polêmico. “Vagas de estacionamento para autistas são alvo de piada homofóbica em shopping. Mas você sabia que é garantido por lei essas vagas para pessoas no TEA? Vamos aprender?”, escreveu na legenda da publicação compartilhada em seu perfil no Instagram.