Nos dias 11 e 12 de abril, Açailândia recebeu o seminário Escolas Tecendo Comunidades Leitoras. Realizado pelo projeto Rotas e Redes Literárias, com iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Prefeitura de Açailândia, via Secretaria de Educação e a Cidade Escola Aprendiz, através Centro de Referências em Educação Integral, e reuniu educadoras/es, mediadoras/es de leitura e gestoras/es escolares do município.
O Programa Rotas e Redes Literárias contribui para a implementação de políticas públicas voltadas à promoção do livro e da leitura através da estruturação de 22 salas de leitura das escolas municipais; a ampliação do acervo de livros literários (com a doação de 7.492 livros), formação continuada da comunidade escolar, principalmente das mediadoras que atuam nas Salas de Leitura. Formações para Letramento Literário, Gestão Democrática das Salas de Leitura, Práticas de Mediação de Leitura, Escolha de acervo e de mobiliário para as 06 salas de leitura do Piquiá. Ao todo, já foram beneficiadas/os com a iniciativa 6.500 estudantes.
“O Rotas e Redes foi um projeto de suma importância para nossas escolas e comunidade como um todo, uma vez que as ações estimulam o gosto pela leitura com uma perspectiva de oportunizar a todos livros literários dos mais variados gêneros e um espaço organizado e convidativo” diz Lina Dalva Carvalho, coordenadora do setor de Promoção da leitura da SME.
O evento contou com a participação formadores e organizadores do projeto do Rio de Janeiro e São Paulo que comemoraram juntos o sucesso do Programa. Agradecimento a Xico Cruz (Cultura), com apresentações artísticas e interação nas rodas de conversa.
“Após tantas aprendizagens, discussões, trocas de experiências, queremos continuar pondo em prática tudo que aprendemos e nos propomos a dar sustentabilidade a esse trabalho tão importante fazendo com que o direto das crianças ao acesso ao livro e a leitura sejam garantidos nas nossas escolas. Sinto-me muito feliz com essa aquisição e muito mais com a realização do seminário que contou com a participação dos educadores e palestrantes de renome nacional”, complementou Lina Dalva.
ASCOM/PMA