O primeiro hotel social voltado para o acolhimento de mulheres trans e travestis em situação de rua do Estado do Paraná foi inaugurado pela Prefeitura de Curitiba.
Localizado no centro da cidade, o Hotel Social Eilat oferece 20 vagas de hospedagem social com acolhimento 24 horas. Atualmente o estabelecimento acolhe 12 pessoas, mas tem capacidade de 20 vagas.
“As mulheres transgêneros e travestis sofrem com a violação de direitos, muitas vezes não conseguem acessar serviços, são expulsas de casa e não conseguem ser inseridas no mercado de trabalho”, disse a presidente da Fundação de Ação Social (FAS) Maria Alice Erthal ao Bem Paraná.
Maria Alice ainda destacou que o atendimento a mulheres travestis e trans tem especificidades, pois elas não podem ser acolhidas em unidades que abrigam homens e nem mesmo mulheres, para que se possa garantir a segurança e a qualidade de vida, importantes para a superação da situação de rua.
Segundo Grace Kelly Puchetti Ferreira, diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, o atendimento no hotel é realizado através de planos de trabalho individuais, de acordo com o perfil da acolhida.
No espaço, as acolhidas recebem três refeições diárias, são ofertados cursos gratuitos de capacitação, rodas de conversas sobre vivências e informações como saúde, educação e trabalho, além de dar acesso a quartos e banheiros individuais.